Gamificação como estratégia de marketing?

O Grupo Mateus promoveu uma tarde incrível de lançamento de um produto novo da Danone, que envolveu influenciadores digitais, blogueiros e gamificação

Há cerca de 10 dias, a marca Donone começou a “me seguir” em uma mídia social digital. Na verdade, foi um convite do Grupo Mateus com um “Q” de mistério pedindo para eu salvar o dia 25 de Junho em minha agenda.

Posteriormente, recebi mais instruções sobre o convite: eu deveria baixar o aplicativo “Niduu” e seguir as orientações do mesmo. Esse é um APP gamificado que utiliza microlearning para cursos corporativos. Ou seja, uma ferramenta digital incrível que pode revolucionar a forma como a sua empresa treina e desenvolve os seus colaboradores com resultados efetivos.

Fiquei completamente C U R I O S A e, claro, fui ao evento, realizado no Ateliê D´Anna (que fica dentro do Supermercado Mateus da COHAMA). Ao chegar lá, deparei-me com vários blogueiros e influenciadores digitais e fiquei sabendo que disputaríamos uma super batalha online com premiação para os vencedores! Estava em meio a uma estratégia de lançamento de produto na qual a gamificação seria utilizada! Que máximo!

IMG_0604

De modo sucinto, gamificação é a utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos com o objetivo de engajar as pessoas, solucionar problemas e melhorar o aprendizado, por meio do despertar da curiosidade dos que estão sendo desafiados.

Antes do game, participamos de duas palestras bem bacanas sobre o marca Danone e seu novo produto “Activia Sensações” e, posteriormente, sobre alimentação saudável, com a nutricionista Suze Brito. No final, tínhamos que batalhar em um jogo online no APP Niduu sobre os conhecimentos que obtivemos durante a tarde.

IMG_0601

O autor André Lemos afirma que a cibercultura mistura tecnologia, imaginário e sociabilidade e analiso que essa combinação não pode ser subjugada por aqueles que atuam nas áreas da comunicação e do marketing.

Assim, observei que a mecânica de jogo e a mecânica social que vivenciamos nessa segunda, 25, nos mantiveram altamente envolvidos com o game e super integrados tanto no meio offline, com os participantes presentes, quanto no online, com os nossos amigos e seguidores nas redes sociais digitais, fomentando o imaginário dos públicos e a sociabilidade, intermediado pela tecnologia.

IMG_0603

A gamificação como estratégia de marketing para o lançamento do “Activia Sensações” certamente possibilitou uma experiência única entre os blogueiros e influenciadores digitais e incitou os demais públicos àquela velha e boa curiosidade que nos faz experimentar o novo. Por falar nisso: o Activia Sensações é delicioso MESMO, viu?

IMG_0619

Eita, já ia esquecendo de contar: eu venci o Game da Niduu em parceria com a Danone e Grupo Mateus e ganhei R$ 200,00 em compras no Supermercado Mateus. Pense uma pessoa feliz? Os participantes ainda ganharam uma bolsa térmica cheia de produtos da Danone, ou seja, todo mundo saiu ganhando no final!

IMG_0614

Obrigada pelo convite @grupomateus (@rhafisa), @danonebrasil e @niduu e PARABÉNS aos profissionais de comunicação  e marketing responsáveis por essa ação INCRÍVEL!

IMG_0623

OBS: Gostei tanto de participar desse game que, em breve, vou começar a utilizar essa estratégica com fins didáticos, em sala de aula.  Trago os resultados aqui no Blog 😉

Por: Walline Alves

Fotos:Talita Plácido

2 comentários Adicione o seu

  1. marcio serejo disse:

    Muito bom. Mais um aprendizado nessa minha jornada – Gamificação como estratégia de marketing.

    Curtir

    1. Que bom que foi proveitoso para você, Márcio! Obrigada pelo feedback 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s