Você é um profissional ‘slash’?

Confira o que é e como construir uma carreira slash

Nesta semana assisti a um programa na TV Futura, apresentado por Ronaldo Lemos e me deparei com o termo ‘carreira slash’. Achei incrível o conceito. Logo, fui pesquisar mais sobre o tema e agora compartilho com vocês.

Vamos lá: profissional slash é aquele que tem renda oriunda de múltiplas carreiras, com o objetivo de equilibrar o que “ama” com o que “precisa fazer”. O termo foi popularizado pela escritora nova-iorquina Marci Alboher em seu livro “Uma pessoa / Múltiplas Carreiras: O Guia Original das Carreiras Slash”.

Por aqui, o termo não é amplamente conhecido, mas, na versão brasileira, podemos traduzir para ‘profissional barra barra barra’, pois quem tem carreira slah não consegue definir em uma palavra qual sua profissão quando lhe questionam. Tão logo a pessoa usa barras para responder. Foi aí que vi que eu sou uma profissional slash. Nunca consigo definir minha carreira, sempre falo: depende.  Agora vou usar barras. Sou Professora/ Comunicóloga/ Pesquisadora/ Digital Social Media/ Blogueira (outro dia uma aluna perguntou: “ah, você é blogueira também?” Respondi toda sem graça: sou. Afinal, sou né? tenho um blogue! rsrss).

Adoro atuar em diversas carreiras, mas confesso que não é fácil. A cabeça às vezes dá uma bugada. Mas, faço isso no intuito de equilibrar paixões no âmbito do trabalho. Mas, uma hora, hei de me aquietar (ou não…) e atuar somente no que mais ano no campo profissional: a docência!

A geração a qual pertenço, a Y, tem a necessidade de buscar satisfação no trabalho. Ou seja, não trabalhamos somente pela renda no final do mês. Queremos mais! Além disso, esta geração (pessoas nascidas entre 1980 e final dos anos 1990) são, por natureza, multitarefa, seja, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo: verificar redes sociais, escrever um email, despachar uma tarefa, tudo de forma simultânea (quase ninjas rsrs). Talvez, por isso, saibam administrar bem a carreira slash.

Antes, a carreira slash era vivenciada somente pela turma criativa. “Sou publicitário e fotógrafo”, “sou design e ator”, etc. Mas, hoje, vemos que pessoas que se graduaram em carreiras tradicionais também seguem carreiras slash, pois se vêm apaixonadas por múltiplas áreas. “Médica e blogueira”, “advogada e cantora” e por aí vai. Para essas pessoas, seguir uma carreira linear, sem envolver-se com frentes novas de atuação e sem ter aquela pitada de paixão, não é interessante.

Marci Alboher recomenda o desenvolvimento de carreiras no slash ao longo do tempo. Cautelosa, ela acredita que é melhor mergulhar profundamente em uma carreira primeiramente, dominá-la e depois mergulhar em outra área. Corroboro com ela. E penso também que na cultura na qual estamos imersos, a digital, o desejo de construir uma carreira slash está mais aflorado . Ouço inúmeras crianças falarem que querem seguir alguma carreira tradicional, mas também querem ser YouTubers! Fofuchas.

Enfim, o bom mesmo é fazer aquilo que ama e se não puder fazer somente isso, tente equilibrar suas carreiras de modo responsável, criativo, ético e no final, tudo dará certo 🙂

Por: Walline Alves

Professora/ Comunicóloga/ Pesquisadora/ Digital Social Media/ Blogueira

6 comentários Adicione o seu

  1. Serejo disse:

    Muito bom esse texto.
    Minha sobrinha tem que fazer essa leitura.

    Curtir

    1. Obrigada Márcio! Compartilhe o conteúdo com ela também. 🙂

      Curtir

  2. Carlos (Cacau) disse:

    Massa D+, Descobrir que eu sou um profissional slah flash! Kkkkk

    Curtir

    1. Obrigada por acompanhar sempre nossos posts, Cacau!

      Curtir

  3. Railson Garcez disse:

    Gostei! Excelente, Walline! 😉

    Curtir

    1. Maravilha! obrigada pelo feedback, Railson!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s