Consumidor: sua atenção vale ouro

Seus segundos, minutos e horas devem ser usados com inteligência enquanto você faz uso das suas mídias e redes sociais digitais.

A próxima vez que você estiver em um lugar público, observe as pessoas ao seu redor. Veja a quem ou ao que as pessoas dão atenção: a outras pessoas ou aos seus smartphones?

Eu tenho feito rotineiramente essa observação e o que pude constatar é que o mobile está ganhando a atenção da maioria das pessoas. Isso ocorre devido ao complexo contexto no qual estarmos imersos na era digital.

Nesse cenário, composto por redes e conexões, novos padrões de comportamentos individuais e coletivos surgiram, inspirando novas formas de sociabilidade e construção do eu social, conforme Albert Barabási analisou. O pensamento reducionista acerca dessa nova cultura deve ser transcendido por análises profundas, principalmente por profissionais de comunicação, administração, design, educação ou pessoas interessadas e envolvidas na cultura digital.

Convido-lhes a pensar agora sobre suas ações durante seus momentos de descanso. O que você costuma fazer após chegar do trabalho ou na hora da pausa para o café no trabalho? O seu smartphone está envolvido nessa resposta? Caso sim, certamente as mídias e redes sociais digitais também estão relacionadas, não é? Posso escutar um sonoro CLARO nesse minuto.

Eis o cerne da nossa pauta de hoje. Quanto mais as pessoas se conectam (e elas estão MUITO conectadas) o tempo vai se tornando um recurso mais escasso, como já afirmou Philip Kloter. E com o consumo intenso das mídias sociais digitais (mais de três bilhões de pessoas no mundo fazem uso delas), a proximidade entre marcas e consumidores aumentou, fazendo com que relações outrora distantes se tornassem praticamente íntimas.

As conexões têm se tornado mais densas, por isso, mais uma vez, lhe questiono: a quais marcas você tem dedicado seus segundos, minutos e horas diariamente? Ou seja, a quem você está ofertando seu precioso tempo?

Convido-lhes a fazer uma análise em suas mídias e redes sociais prediletas e verificar as marcas que você segue, tão logo, que disputam sua atenção.

Elas estão realmente preocupadas com você, com o contexto sociocultural, com o meio ambiente ou sua única preocupação é VENDER algo para você?

Analise se você essas marcas ofertam coisas valiosas para sua vida, como informação, educação, cultura, etc., ou se publicam somente portfólios de produtos diariamente.

Pondere e veja se vale realmente a pena desperdiçar seu tempo precioso com algumas marcas. Conecte-se com quem realmente faz a diferença na sua vida. Isso vale para marcas e pessoas também… #fica a dica 😉

Por: Walline Alves 

Siga nosso perfil nas redes sociais digitais:

@Simplesmente Comunico

@Walline Alves

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s