Você odeia grupos no What´s App?

 

Há um projeto de lei que pode lhe ‘salvar’ do incômodo de ser adicionado sem permissão em grupos

A forma com que milhões de pessoas no mundo inteiro se apropriou das mídias e redes sociais digitais é incrível. O What´s APP, por exemplo, se tornou um meio de comunicação primordial nos dias de hoje. Para além do uso como meio de comunicação, ele também pode ser uma poderosa rede social, por meio da sociabilidade digital vivida nos grupos.

Mas, será mesmo que todo mundo ama os grupos do What´s App? Hum… Certamente não. Principalmente pelo fato de não sermos “convidados”, na maioria das vezes, a ingressar neles. Simplesmente alguém nos adiciona e PLIM, no mesmo instante já estamos lá como membro daquele grupo.

O fato é: quem não se sente à vontade em participar daquela rede social na qual foi inserido, pode se sentir ainda mais constrangido em ter que sair do grupo… Imagine a situação:

Fulano adicionou Cicrano no grupo ‘AMIGOS PARA SEMPRE’ por acreditar que Cicrano é um ser indispensável àquela rede. Cicrano, apesar de ter grande amizade por aquelas pessoas, odeia grupos online. Sem dar grandes explicações, Cicrano clica no ícone ‘sair do grupo’. Após sua saída muitos acreditam que Cicrano saiu, na verdade, por não ter tanta consideração assim pelos amigos de infância…Xiiiiii… E se fosse um grupo do trabalho? É muita saia justa digital, não?

Pois bem, o projeto de Lei Projeto de Lei do Senado n° 347, de autoria da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), solicita a alteração a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), para dispor sobre a necessidade de prévio consentimento do usuário nos processos de cadastramento e envio de convites para participação em redes e mídias sociais, bem como em seus respectivos grupos, páginas, comunidades e similares.

Como é possível opinar, via voto digital, enquanto a matéria tramita no Senado, alguns brasileiros já deixaram seus votos. A maioria, com 507 votos (até o fechamento dessa matéria) não aprova a proposição. Contra apenas 43 de votos favoráveis.

O projeto está aguardando a designação da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, para somente depois ir ao plenário no Senado, ser votado pela Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado, ser sancionado pelo presidente.

Bom, é certo que o Brasil tem muito mais emendas importantes e urgentes para serem votadas e/ou elaboradas. Mas, deixe sua opinião aqui: Você é a favor ou contra o projeto de Lei que veta que um indivíduo seja adiciona em mídias e redes digitais sem prévia autorização?

Comente também em nossas redes sociais digitais: Fanpage e Instagram

Por: Walline Alves

1 comentário Adicione o seu

  1. luiz disse:

    sou favorável ao projeto de lei, mas acho q nao vai coibir aqueles grupos de trabalho indesejáveis… Pelos menos já é um começo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s