O marketing da sua empresa é centrado no ser humano?

Saiba que, na era digital, as marcas devem focar nas características humanas para atrair a atenção dos clientes

Já pensou em transformar a sua marca em uma “pessoa”? Parece estranho, não é? Mas, é justamente essa a maior tendência do marketing na era digital.

Vamos começar por uma reflexão: pense na transformação pela qual o mundo passou nos últimos anos, devido o surgimento das atuais tecnologias e da forma com que as pessoas estão fazendo uso delas.

Pensou?

Há um universo de tecnologias permeando suas ideias agora, não é mesmo? As redes sociais passaram a ser digitais. As conversações são alicerçadas por smartphones. As compras podem ser feitas na internet. Os celulares se tornaram o elo indissociável a milhares de pessoas no mundo, quase um órgão vital (e não me chamem de exagerada, porque é verdade!). A conectividade é permanente. Nunca mais ficamos off-line, vivemos em estado cíbrido (neologismo que significa, grosso modo, permear entre o online e off-line a todo tempo)

Quanta tecnologia, não?

A tendência natural seria que as marcas se tornassem cada vez mais tecnológicas também, não é? Não! Segundo Philip Kotler, os consumidores estão se tornando pessoas cada vez mais ansiosas (creio que o ser humano de modo geral) e tendem a buscar em seus subconscientes suas identidades, ao questionarem-se: “o que significa ser humano no mundo digital?”.

Tão logo, é fundamental que as marcas passem a demonstrar características humanas, capazes de atrair as conexões entre as pessoas, em uma busca incessante pela interação humana, seja elas on ou offilne.

É como se você começasse a trabalhar sua marca para fazer o consumidor pensar: “aquela marca é gente como a gente”. Tão logo, a conexão será fatal!

Como entender meu consumidor?

A netnografia, método de pesquisa que estuda comportamentos humanos em comunidades online (veja mais aqui), é um dos principais caminhos para compreender as aspirações do seu público-alvo, no ambiente digital. Por meio da pesquisa netnográfica, o lado humano dos consumidores será mais bem compreendido. Esse é o primeiro e principal caminho para as marcas que almejam fazer um marketing voltado para o ser humano.

A partir daí, conhecendo a fundo seu cliente na era digital (seja ele real ou potencial), você pode partir para o passo 2.

Como tornar minha marca mais humana, a ponto de criar uma conexão interessante com meus consumidores?

Kotler frisa que as marcas devem ter algumas das seguintes características: fisicamente atraentes, intelectualmente interessantes, socialmente envolventes e emocionalmente fascinantes. Concomitantemente, devem ter personalidade forte e moralidade sólida.

Mas, se tiver todas essas características, pode cair na falácia do humano perfeito, ou seja, aquele que não existe. Tão logo, não há porque sua marca não demonstrar fragilidade e vulnerabilidade, assim como todo ser humano. Se errou, assuma. Se o processo tem falhas, informe ao seu consumidor que irá trabalhar arduamente para melhorá-lo.

A partir de hoje comece a repensar sua marca como uma “pessoa” que tem mente, coração e espírito e busca sempre viver a melhor experiência com o próximo, nesse caso, o consumidor.

OBS: Não esqueça a proposta do marketing é que ele seja a filosofia da empresa, jamais restrito a uma publicidade vazia, sem contexto. As práticas do marketing da sua empresa devem se alinhar às próprias práticas empresariais. Ou seja, o discurso de “marca humana” deve estar alinhado ao de “empresa humana” ou socialmente responsável. Caso sua empresa tenha problemas nesse aspecto, volte duas casinhas e comece a trabalhar a base para somente depois prosseguir…

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe com seu amigos por meio de suas redes sociais digitais:)

Por: Walline Alves 

Siga o blog nas redes sociais 😉

Simplesmente Comunico (Intagram) (Fanpage)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s