Profissional liberal nas redes sociais digitais

Como atuar nesse campo online?

As redes sociais digitais tornaram-se grandes aliadas dos profissionais liberais. As pessoas passaram a se apropriar dessas ferramentas com fins comerciais e, a partir daí, essas redes passaram a ser primordiais para quem almeja propagar suas informações.

A importância das redes sociais online é vasta e perpassa pela construção de network, criação de laços com o público, apresentação de produtos e serviços e como consequência disso tudo, aumento do número de clientes e de vendas.

Cenário perfeito, não é? Mas, é necessário que você compreenda que para conquistar tudo que as redes sociais podem te oferecer é necessário um processo contínuo de marketing para as suas redes sociais.

Redes sociais, de acordo com Raquel Recuero, são estruturas de agrupamentos humanos, constituídas pelas INTERAÇÕES, responsáveis por construir os grupos sociais. Ou seja, como construir uma rede social sem interação entre seus membros? Impossível. Não estamos aqui nos remetendo à aparatos tecnológicos em si, mas sim a redes de relacionamento entre pessoas, mediadas por ferramentas tecnológicas.

Logo, é mais que fundamental que você aplique essas dicas abaixo em suas mídias e redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, etc.) para atuar de forma correta nesse vasto campo online:

1.Não troque likes

Ter centenas de curtidas em sua foto do Instagram pode não significar muita coisa, mas também pode significar! Controverso? Um pouco. Deixe-me explicar. Se você já tem um público fidelizado em sua rede, logicamente que você vai esperar boas curtidas após a publicação de um post, certo? Claro! Mas isso deve ser consequência da adesão do público à sua marca e não à causa principal da sua existência nas redes online.

2.Tenha o público certo

 Se você é dentista e seu objetivo é aumentar o número de pacientes em seu consultório, com endereço na cidade de São Paulo, não adianta você sair procurando novos seguidores na Indonésia, França, Japão, etc. A não ser que almeje se mudar para um desses países! O máximo que conseguirá com isso é aumentar o seu número de likes, mas já vimos que isso não é a base de uma rede social, não é mesmo?

Então divulgue sua Fanpage ou sua conta no Instagram, por exemplo, para pessoas da sua cidade e das redondezas. Suas chances de converter seguidores em verdadeiros clientes será alta!

3.Crie conteúdos que falem sobre você e sobre sua marca

Apresentar simplesmente seu produto ou serviço, com imagem e valores associados já ficou para o século passado…Os consumidores hoje querem muito além! Querem sentir-se parte daquela marca. Para isso, é necessário que identifiquem-se com os valores por trás dela. Se você é a sua própria marca, então é hora de arregaçar as mangas e mostrar a que veio!

Fale dos seus serviços, mas também fale de si, das suas preferências, dos seus gostos. Informe também seu seguidor sobre as novidades do seu ramo de negócio…Tudo o que faz parte do seu mundo poderá interessar a quem lhe segue. Afinal, ninguém segue quem não tem interesse, não é mesmo?

4.Crie uma rotina de postagens

Você certamente tem uma rotina de trabalho que segue a risca de segunda a sexta ou a sábado, não é mesmo? Então saiba que, a partir de hoje, deverá seguir também uma rotina com suas mídias sociais!

Ao encarar esse desafio com seriedade e compromisso, você certamente estará no caminho certo para fazer um marketing de qualidade voltado para as mídias e redes sociais. Faça um cronograma em sua agenda, no qual deverá conter o conteúdo das postagens da semana: motivacional, comercial, pessoal, etc.

5.Meça seus resultados

 Já deu para perceber que as redes sociais devem ser parte do seu empreendimento, não é mesmo? Então, os resultados obtidos online devem ser mensurados também, tão quanto suas planilhas financeiras. As redes sociais digitais, em suas versões comerciais, já fornecem dados valiosos como: alcance das publicações, visualizações da página, envolvimento do público, etc., que devem ser levados em consideração ao elaborar suas estratégias de marketing.

Mas, é necessário também que você faça sua própria avaliação de cada post. Somente assim, poderá perceber o que atinge e envolve mais ou menos seu público, tão logo, poderá aprimorar seus tipos de postagens.

Gostou do post? Compartilhe! E informe seu público sobre essas dicas valiosas do Simplesmente Comunico 😉

Por: Walline Alves Guimarães ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s