Fortaleça sua marca pessoal nas mídias sociais digitais

Inicio este post com a frase de Washington Olivetto, renomado publicitário brasileiro: “cada pessoa nasce para uma coisa na vida, mas poucas têm a sorte de descobrir qual é essa ‘coisa’, e por isso são poucas as que são felizes e bem-sucedidas em seu trabalho”.

O que isso tem a ver com o brand (marca) pessoal nas mídias sociais? Tudo! Vamos lá…

Para começar, você sabe o que realmente almeja? Caso a resposta seja NÃO, como pensas em fortalecer sua marca pessoal? Será que ela não soará falsa e sem valor? Acredite, logo logo cairás em descredito diante de seu público/seguidores…

O escritor Arthur Bender, afirma que muitas vezes as pessoas que estão “perdidas” profissionalmente são habilidosas, têm um bom nível de preparação, dedicam-se aos estudos, mas não têm as rédeas de suas carreiras, e acabam seguindo qualquer caminho, por não terem um planejamento, uma meta.

Essas pessoas não sabem o que fazer com sua marca pessoal e acabam pagando caro por isso. Sabe aquelas máximas “o que pintar, eu faço!” ou “se o salário/lucro for bom, eu topo”. Nesse embalo, seguem caminhos adversos que não levam a lugar nenhum. Conclusão: tornam-se profissionais frustrados!

Uma marca pessoa precisa ser, acima de tudo, real. A sua verdadeira essência deve ser o alicerce de sua marca. Imaginemos que você queira ser uma autoridade em algum assunto, mas detesta estudar, pesquisar…Que crédito pessoal você passará para seu público?

Sua marca pessoal será reconhecida justamente pelo o que te move, pela sua paixão. E isso será facilmente perceptível caso você tenha o seu objetivo profissional claro em sua mente.

Vamos, então, a algumas dicas para fortalecimento da sua marca pessoal nas mídias sociais digitais (estou amando dar dicas no Blog ultimamente, né? Rsrsrs)

  1. Exponha os valores que te fundamentam enquanto pessoa

O que queres que as pessoas pensem sobre você? O que você realmente é, não é mesmo? Então, exponha os valores que te motivam. Isso lhe aproximará do seu público, causará empatia e aumentará sua credibilidade.

Mas, é importante que você faça uma reflexão acerca da sua autoimagem. A autora Diana Fiala afirma que, muitas vezes, a autoimagem real, ou seja, como você se enxerga, é diferente da sua autoimagem ideal, aquela na qual você gostaria de se ver. E bem diferente da autoimagem de acordo com os outros (como a pessoa pensa que os demais a veem). Então, tome cuidado. Ser fake nas mídias sociais é realmente terrível…

  1. Construa confiança

Essa é uma tarefa árdua. Confiança não se compra, se constrói (a passos lentos). Se almejas ser um referencial em sua área de atuação, mostre diariamente em suas mídias sociais o porquê as pessoas devem confiar em você. Segundo Bender, a essência do gerenciamento de marcas pessoais é “construir confiança na diferença que fizemos para o mercado”.

  1. Comunique-se diariamente

Se você está presente nas mídias sociais com fins de fortalecimento de sua marca pessoal, é preciso que você se comunique diariamente com seu público. Se essa meta, inicialmente, parecer ousada ou além de suas possibilidades, devido às atividades diárias…Trace uma meta de frequência para a comunicação nas mídias sociais. Assim, as pessoas passarão a ter uma maior proximidade com você, possibilitando maior envolvimento com sua marca, ou seja com você! E isso é tudo que queremos, não é mesmo?

  1. Desenvolva conteúdo de qualidade

Amo falar de conteúdo na web…Ele é determinante para tantas coisas nas mídias sociais…Logo, para fortalecimento da sua marca pessoal também! Dedique-se a escrever ou falar em vídeo a respeito das coisas que você ama e é expert. As pessoas passarão a confiar muito mais em você ao perceber que realmente domina determinado conteúdo. E, assim, você poderá ter mais oportunidades no mercado.

Ao desenvolver conteúdos de qualidade, você estará contribuindo para determinar a forma como o público lhe percebe, ou seja, para construir seu valor nas mídias sociais. Isso é determinante para o fortalecimento de sua marca pessoal. Considero como umas das principais estratégias de posicionamento do personal branding na web.

Se você for sua própria marca, pense que você é sua própria empresa, seu próprio empreendimento. Então, analise: estou gerindo bem meu negócio? Lembre-se: você é a sua própria embalagem. Avalie: você está se mostrando de forma adequada para o mercado?

Por: Walline Alves

2 comentários Adicione o seu

  1. Dicas muito importantes.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada!!!! Feliz por ter colaborado!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s