Geração C

A nova força na cultura do consumo dispensa faixa-etária padrão

 Você tem 15, 20, 30, 40…50 anos? Certamente já assistiu a alguma reportagem enquadrando você em alguma geração, não é mesmo? Mas, diante de uma cultura tão vívida quanto a que vivemos na era digital, ainda comportaria estipular padrões para enquadrar as gerações “passadas” e “atuais”?

Certamente a resposta é não!

A concepção da geração C foi pensada e desenvolvida por executivos do Google. Após estudos e análises eles identificaram que havia uma nova geração de usuários e consumidores na atualidade que se diferenciam em alguns aspectos das gerações X e Y. Assim, surgiu a geração C, que está fortemente presente no YouTube.

Segundo o Google, “esse é um termo que usamos para descrever pessoas que se importam muito com a criação, a gestão, a conexão e a comunidade”.  A maior parte dos integrantes dessa geração, é constituída de pessoas da geração Y, um dos principais públicos-alvo do YouTube. Embora e, de forma alguma, seja o único. No Brasil, por exemplo, 85 milhões de pessoas assistem aos vídeos online, desses 82 milhões assistem pelo YouTube. Esse número representa cerca de 80% das pessoas com acesso à internet no país.

Mas, como saber se você se enquadra ou não na Geração C? Simples! Algumas características vão acusar o seu pertencimento ou não a essa geração. Vejamos:

principais características da geração c

Como podemos observar, as características da geração C não são demarcadas por períodos históricos, mas por comportamentos diante da esfera digital e de todo o universo de possibilidades existentes no âmbito online. Por questões óbvias, a geração Y está totalmente imersa na geração C. Mas, isso não significa que todos dessa geração sejam nativos digitais.

Há muitas pessoas das demais gerações que têm verdadeira paixão pelo mundo virtual e apropriaram-se com maestria das ferramentas de comunicação digitais. Assim, passaram a viver novas formas de sociabilidade na contemporaneidade.

Novos parâmetros culturais e sociais, em especial voltados para o comércio e empreendedorismo passaram a existir nos últimos anos. Então, fique atento à geração C!

As pessoa dessa geração têm um forte poder de influência nesse cenário atual, principalmente por fortalecerem o status social, promoverem o engajamento e serem facilitadoras da participação e colaboração entre pessoas de uma comunidade.

Bônus:

Quem faz parte da Geração X:

Pessoas que nasceram após o baby boom pós-Segunda Guerra Mundial. Apreciam mais textos que imagens. São pessoas mais calmas. Têm conhecimento aprofundado.

Quem faz parte da Geração Y

Pessoas que nasceram após os anos 1980, em um cenário no qual a internet já existia.Privilegiam fotos a textos. Conhecimentos mais superficiais. Leituras breves. São muito criativos.

Por: Walline Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s