Estratégias essenciais para fazer marketing nas redes sociais digitais

Veja três dicas

O marketing (como ato de comercializar) tem suas raízes na era da Revolução Industrial (século XIX), quando se iniciou a mudança para novos processos de manufatura. Os industriais necessitavam administrar seus negócios diante uma realidade nunca experimentada antes. A população viveu uma transformação profunda na economia. Novas formas de comportamento, no mercado econômico, surgiram desde então.

No entanto, o estudo do marketing só começou a ser estabelecido a partir dos anos 1950,nos Estados Unidos, diante um quadro de consolidação da indústria no pós-guerra e de diversos outros fatores sociais, culturais e econômicos.

O que isso tem a ver com o nosso assunto? Tudo! Nós também estamos vivendo uma forma nunca antes imaginada de nos comunicar, de vender nossas ideias, nossos produtos, nossas marcas…O comportamento do empreendedor e do consumidor está se transformando grandemente nos últimos anos. E muitos se veem perdidos diante dessa nova realidade: a digital.

Então, como agir no mercado atual? Sim, porque marketing é ação, é fazer, é agir, é prática! A autora Diane Fiala ressalta que o marketing é muito confundido com publicidade, com propaganda, com vendas. Porém, ele é muito mais que tudo isso. O marketing utiliza esses elementos como estratégias para alcançar os objetivos mercadológicos de uma empresa.

Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing, afirma que o marketing é uma atividade humana direcionada para satisfazer as necessidades e desejos do homem por meio de processos de troca.

Diante de um mercado no qual as relações são mediadas por ferramentas tecnológicas, não podemos deixar de ter em vista uma coisa: a tecnologia é apenas um meio. O tempo todo a nossa relação é de pessoa para pessoa. Não é à toa que as redes são sociais. Logo, devemos prioritariamente compreender que o marketing nas redes sociais digitais precisa ser, acima de tudo, social, ou seja, com foco nas pessoas e relações entre elas.

Antes de definir em quais ambientes sociais digitais você irá atuar (redes sociais, portais de notícias, blogs, comunidades virtuais…) é fundamental que você pare e pense: quais são meus objetivos de marketing? Qual é o meu público-alvo? Quais as principais ferramentas tecnológicas desse ambiente social digital no qual irei agir?

Caso opte pelas redes sociais digitais, vejamos três dicas essenciais que você precisa colocar em prática:

Conteúdo

Conteúdos relevantes, interessantes, criativos e originais irão te posicionar diante de um mercado competitivo. Segundo Martha Gabriel, nas redes sociais digitais, esses conteúdos precisam também ser facilmente transmissíveis, favorecendo a distribuição dos mesmos em rede. Henry Jenkins considera que conteúdos ‘propagáveis’ chamam a atenção da audiência e as envolvem naquele processo.

Ao produzir conteúdos com essas características, você pode aumentar seu capital social em rede, além de reforçar laços com seus clientes/fãs.

Participação

Para elevar seu poder nas redes sociais digitais é necessário participar, dar opinião e ser atuante em comunidades e fóruns que envolvam seu público-alvo. Esse pode ser um dos principais caminhos para atrair seu público para participar das suas redes sociais.

Essa é uma árdua tarefa, porém não é impossível. É necessário cativar seu público com as ferramentas corretas, focando sempre nas conexões entre indivíduos, o que irá gerar maior adesão a sua rede e maior propagabilidade da mesma.

Imagens

O Instagram é uma rede social desenvolvida para captura, edição e compartilhamento de fotos e vídeos. O Facebook não tem o foco central em imagens, mas esse é um dos principais recursos utilizados pelos seus usuários. O Pinterest é considerado um catálogo mundial de ideias…

Vejam que cada rede possui um objetivo. E somente o Instagram posiciona-se como rede social para propagação de fotos…Mas, venhamos e convenhamos: ninguém é obrigado a ficar visualizando imagens de baixa resolução, sem ângulo, sem cuidado algum em sua timeline não é mesmo?

Dê atenção especial às suas fotos…Garanto-lhe que o retorno será muito positivo para sua imagem nas redes sociais.

Por: Walline Alves

OBS1: Esse assunto é extenso…Nem posso dizer que “por hoje é só”. A cabeça continua cheia de ideias para passar para vocês. Mas, que tal começar a colocar em prática essas três dicas acima? Volto em breve com mais novidades.

OBS2: a pauta de hoje foi pensada de forma coletiva, junto com o publicitário David Jhonson. Adoramos a cultura colaborativa em rede e a pomos em prática mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s