Empreendedorismo na cultura digital

As práticas culturais desenvolvidas na era digital estão potencializando uma característica comum entre os brasileiros: o empreendedorismo.

Há alguns anos nosso país é o primeiro no ranking do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Esse é o maior estudo unificado de atividade empreendedora no mundo.

O Brasil teve destaque como país no qual as pessoas mais têm vontade de abrir seus próprios negócios. Vamos além: a população do país destaca-se por conseguir colocar esse desejo em prática!

No ano de 2015, o Global Entrepreneurship Monitor estimou que 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido.

O estudo apontou ainda que indivíduos na faixa etária dos 25 aos 34 anos são os mais ativos em empreendimentos na fase inicial. O sonho de ter seu próprio negócio é alto entre os brasileiros. Mais de 34% dos entrevistados almejam ser empreendedores.

Podemos observar que, atualmente, muitos jovens desejam conquistar sua independência financeira por meio de investimento em negócios na internet. As mídias e redes sociais digitais, muitas vezes, podem impulsar ou mesmo ser o próprio ‘negócio’ almejado.

Não é de se espantar, afinal, no Facebook, por exemplo, já são 1,8 bilhão de usuários mensais ativos ao redor do mundo. Desses, 99 milhões são brasileiros. No YouTube, o Brasil possui mais de 82 milhões de pessoas que consomem vídeos online. Esse número representa cerca de 80% das pessoas com acesso à internet no país.

Para que o empreendedorismo no ciberespaço dê certo, é necessário muito além do que abrir uma conta no Instagram ou Facebook! Estudar a respeito das dinâmicas culturais atuais, desenvolver um plano de marketing voltado para a esfera digital e a persistência (sempre ela!) são alguns dos passos iniciais para que seu negócio na internet obtenha sucesso.

Mas, será que você tem realmente um perfil empreendedor? Antes de sair por aí tentando abrir um ‘negócio na web‘, que tal fazer um teste que lhe mostrará se essa realmente é sua praia? Afinal, empreendedorismo está muito além do que ‘querer ganhar dinheiro’ sem ter patrão. O mercado atual exige cada vez mais competências do empreendedor. Brincar de ter seu próprio negócio é muito arriscado em tempos de crises…

A Endeavor,  maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto, desenvolveu um teste no qual alguns questionamentos são feitos, tais como: Você sempre enxergou oportunidades para empreender? Gosta de fazer tudo do seu jeito? Quer mudar o mundo?

Essas são algumas das características estudadas pela Endeavor Brasil para definir os perfis dos empreendedores brasileiros. A Organização encontrou seis segmentos de empreendedores. Ao fazer o teste, você pode descobrir o seu próprio perfil e saber mais sobre as suas motivações e o que te inspira.

Clique aqui e descubra se tem perfil empreendedor!

OBS: Eu fiz o teste! Adorei! Meu resultado foi o seguinte: “alma de empreendedora, você é uma empreendedora nata”. Segundo a Endeavor essa é uma característica rara…Só 1 em cada 10 pessoas no país são do tipo “nato”.

A motivação principal do meu perfil, segundo a pesquisa, é querer sempre realizar meus sonhos, buscando alternativas criativas através do empreendedorismo. O teste afirmou ainda que sou muito otimista e confiante e que provavelmente eu já havia aberto ou abriria meu próprio negócio em breve…

Fiquei impressionada com o resultado. E, confesso a vocês: já tive sim algumas experiências no mundo do empreendedorismo (que não foram para frente por diversos fatores…).Quem sabe na próxima tentativa não acerto? rs.

Façam o teste e depois me contem no Instagram o que acharam dos resultados…

Até o próximo post! 😉

Por: Walline Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s