Curso Livre de Mídias Sociais: minha experiência na Faculdade Belas Artes

Quem segue o blog já sabe da minha paixão pela Comunicação Social, em especial por todo o universo da cultura digital. Sou uma pesquisadora em ascensão da área, e como tal, muito curiosa sobre tudo que envolve essa cultura na qual estamos imersos!

No início deste ano defendi minha dissertação no Mestrado em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão, cujo título foi: Apropriações de Mídias Digitais e Dinâmicas de Difusão, Circulação e Consumo da Cultura em Rede: um estudo netnográfico com bandas independentes de São Luís – MA e Teresina – PI.

Para desenvolver a pesquisa, mergulhei a fundo em conceitos que envolvem a cultura digital. Estudei sobre sociabilidade em rede, comunicação mediada por computador, redes e comunidades sociais online, analisei olhares de autores entusiastas e tecnófobos (que não vêm o ciberespaço como algo tão maravilhoso assim…), examinei conceitos-chave para compreender a cultura em rede, observei também as práticas artísticas no âmbito dos sites de redes sociais. Para a pesquisa empírica, utilizei a metodologia netnografia (veja aqui)…Enfim, me envolvi por completo nesse universo digital!

Aprendi muito sobre a cultura digital nos últimos dois anos, mas sempre precisamos obter mais conhecimento, não é mesmo? Ainda mais diante de uma cultura que vive em um movimento tão dinâmico, como é a digital, fruto de uma sociedade em fluxo constante de transformação.

Ao pesquisar no Google sobre cursos nessa área, deparei-me com o curso livre “Mídias Sociais-Gestão Eficiente” da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Tanto o curso quanto a faculdade me chamaram muito a atenção. A Belas Artes é uma faculdade tradicional, tem 90 anos de história, além de ser muito bem conceituada. Essa é uma Instituição que tem como missão criar, produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas e sociais, visando a formação humanística e despertando em seus alunos o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional nessas áreas. Para quem é da área da comunicação, posso afirmar: é um sonho de faculdade!

Avante! Vamos à São Paulo! Cheguei na cidade na última segunda (3), com uma amiga, da área da comunicação, que também fez o curso. Ele foi realizado à noite, das 18h30 às 22h30 e teve duração de 4 dias. O professor Leonardo Pallotta (experiência de mais de 15 anos no Marketing Digital) ministrou as aulas. A turma, de cerca de 20 pessoas, era bem mista: tinha muitos profissionais da comunicação, mas também era composta por empresários e autônomos de todo o país! Norte a Sul mesmo! Uma delícia estar em uma sala com pessoas de culturas tão diferentes.

O programa do curso versou desde comportamento do consumidor na esfera virtual, passando por uma visão macro de como desenhar uma boa estratégia para gestão de mídias sociais, sendo finalizado com tendências de comunicação em mídias sociais para os próximos anos (breve resumo, tá gente?).

Dezesseis horas de muito aprendizado e atualização. Se valeu a pena? Todo conhecimento sempre vale! Adorei o curso, amei conhecer a realidade das faculdades de comunicação em outro estado, me inspirei muito (mesmo!), e voltei cheia de ideias!

Para quem está almejando fazer um curso interessante, criativo e breve, vale muito a pena conferir os cursos da Faculdade Belas Artes de São Paulo! Foi uma super experiência!

Ps 1: Agradeço especialmente a Universidade Estadual do Maranhão (veja site), na qual trabalho na Assessoria de Comunicação, pelo apoio e incentivo nesses dias de curso!

Ps2: Agradeço de coração à Profa.Maria Carolina Garcia, Coordenadora dos Cursos de Mídias Sociais e Design, que nos apresentou toda a estrutura da Instituição. Uma pessoa encantadora, que nos recebeu com muita gentileza!

Ps 3: A próxima turma do curso livre “Mídias Sociais- Gestão Eficiente” está prevista para o início de Maio

Ps4: A Faculdade Belas Artes tem cursos livres nas áreas de Arquitetura, Arte e Design, Moda, Software e Comunicação (veja aqui)

Ps5: Estou com vontade de fazer TODOS! Rsrs

Ps6: Há também cursos online muito interessantes.

Espero ter ajudado quem está em busca de aperfeiçoamento na área de Comunicação! 😉

Até o próximo post!

Por: Walline Alves

belasartes1

Ps7: Postei várias fotos dessa minha semana em São Paulo em meu insta, confira aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s