Se você busca popularidade em rede para sua marca, saiba que precisa atrair um público engajado. Essa é uma das principais premissas para quem almeja ser visto na web.
O documento Social Media Metrics Definition (2008), desenvolvido pelo Internet Advertising Bureu (IAB), ressalta que o valor de uma rede é medido pela frequência de engajamento dos participantes. E como podemos mensurar um público engajado?
Esse envolvimento pode ser visto pelo número de seguidores/amigos, comentários, curtidas, indicações, marcações e compartilhamentos. Se você tem um público engajado, saiba que tem ouro em mãos! O compartilhamento de conteúdos e mídias digitais pode gerar valor econômico e cultural.
O documento sublinha que os esforços de públicos engajados ativam a distribuição viral de uma marca em diversos canais. Que tal analisar seus 10 últimos posts e avaliar qual o valor tem a sua rede social na internet?
Observamos que não é tarefa fácil atrair a atenção do seu público e fazer ele com que ele interaja com sua marca, não é mesmo? Por isso sempre ressalto: Que tal você começar INTERAGINDO com ele?
As redes sociais só conseguem crescer e se fortificar se, e somente se, houver interação entre as pessoas, independente se for presencialmente ou em uma plataforma digital.
É por meio da interação que os laços sociais entre as pessoas se fortalecem. Martha Gabriel (2010) frisa que social é relacionamento, conquista, engajamento, ética, respeito e transparência, é “fazer parte de algo”… Compreender isso, segundo a autora, é o primeiro passo para entender as dinâmicas das redes sociais online e os fatores que têm alavancado a socialnomics [economia na era das redes sociais].
Não adianta ter centenas ou milhares de seguidores se vocês não têm interação. Seu público precisa sentir-se parte daquela rede para assim começar a difundir seus conteúdos e propagar sua marca. As pessoas deixaram de ser apenas espectadores e se tornaram multiinterativos.E não se esqueça, esse novo perfil de público é exigente! Eles buscam conteúdos e mídias de qualidade.
Esse assunto pode e deve ser explorado sob diversos olhares, por isso ainda será muito abordado aqui no Simplesmente Comunico. E já que estamos falando em engajamento, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais online? 😉
Por: Walline Alves