Mídias Sociais, Redes Sociais e Mídias Digitais….Você sabe a diferença entre elas?

Com a cultura digital, na qual estamos imersos, muitos termos novos começaram a surgir. Com esses termos conseguimos conceituar fenômenos e situações atuais que vivemos.

Três deles chamam muito a atenção, devido a uma suposta similaridade de significado. Mas, na verdade, eles se diferem muito um do outro. Vamos conferir?

Redes Sociais

“São estruturas dos agrupamentos humanos, constituídas pelas interações, que constroem os grupos sociais” (RECUERO, 2014, p. 16). Logo, os sites de redes sociais (Facebook, Instagram, LinkdIn, etc…) não se constituem como as redes sociais em si, mas como espaços técnicos que hospedam essas redes sociais, agora no âmbito virtual.

Mídias Sociais

São plataformas que as pessoas e empresas utilizam para se comunicar com seus clientes/público. As mídias sociais são usadas para divulgar conteúdo ao mesmo tempo em que permitem INTERAÇÃO com outras pessoas.

No âmbito virtual, as mídias sociais são consideradas também como ferramentas digitais de comunicação. Os blogs e site de notícias são um excelente exemplo no ciberespaço!

Vocês podem observar que tanto as REDES SOCIAIS quanto as MÍDIAS SOCIAIS em si nada têm a ver com as TECNOLOGIAS, mas com as pessoas e as conexões HUMANAS. “A tecnologia apenas facilita e favorece a interação das pessoas e a criação e compartilhamento de conteúdos por elas” (MARTHA GABRIEL, 2010, p.202).

Mídias Digitais

Bom, essas são as únicas que têm RELAÇÃO EXCLUSIVA com elementos tecnológicos. Ou seja, o termo mídia digital (oposto ao de mídia analógica) refere-se á mídia eletrônica que trabalha com códigos digitais: jogos online, banner´s eletrônicos, celular, TV Digital….

Muito embora a Internet comercial tenha completado 20 anos (no Brasil), os fenômenos sociais e culturais decorrentes da cultura digital modificam-se com uma velocidade nunca vista antes na história!

Franz Boas (2005) ressalta que a cultura não é estática, é dinâmica, fruto de uma sociedade em fluxo constante de transformação…Então, como no ciberespaço esse dinamismo é muito mais afluente, devemos estar sempre nos atualizando acerca da estrutura dessa cultura digital.

Por: Walline Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s