Netnografia

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo de pesquisa?

Com a cultura digital, surgiu uma nova forma de se sociabilizar e comunicar nos tempos atuais. As experiências que vivenciamos online muito se diferem do que vivemos presencialmente, face a face. Tão logo, era necessário que fosse desenvolvida uma metodologia específica para estudar e compreender comunidades e culturas digitais.

Um dos precursores da pesquisa netnográfica é Robert Kozinets, professor de marketing na Universidade de York em Toronto. Também é membro do corpo docente do MIT, consultor de empresas, fundador da Netnografica no Canadá e sócio da Folks Netnográfica no Brasil.

Segundo Kozinets (2014), o método netnográfico visa a investigar e interpretar o comportamento cultural e de comunidades online. Ou seja, em uma era na qual as pessoas usam cada vez mais sites de redes sociais para buscar informações, construir network, divulgar seu trabalho, participar de grupos de seu interesse, etc., esse tipo de pesquisa se faz fundamental.

A netnografia é uma pesquisa primordialmente observacional participante, que tem como base o trabalho de campo online e, assim como a etnografia, é baseada no contexto, ou seja, a pesquisa é diretamente relacionada aos conhecimentos locais do particular e específico. Ela não é utilizada para generalizações universais, pois tem como base um contexto particular e específico.

Além disso, essa metodologia deve seguir um conjunto de protocolos e procedimentos específicos, que devem ter como base a comunicação mediada por computador como fonte de dados, a fim de que se alcance a compreensão e a representação etnográfica de um determinado fenômeno cultural ou comunal.

E quais são esses procedimentos? Segundo Kozinets, a pesquisa deve ser estrutura da seguinte forma: planejamento do estudo, entrada, coleta de dados, interpretação e adesão aos padrões éticos. Para melhor exemplificar, vejamos o seguinte infográfico:

Como fazer a pesquisa netnográfica-

Figura: infográfico simplificado de um projeto de pesquisa netnográfica. Fonte: Kozinets (2014). Adaptado.

Quando a pesquisa netnográfica tem fins mercadológicos, ela pode trazer insights poderosos para uma marca, tais como o conhecimento acerca do comportamento do consumidor nas redes sociais, preferências, melhores maneiras de se relacionar com o cliente na esfera digital, etc. Essa pode ser uma metodologia de pesquisa muito eficaz diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Interessou-se pela pesquisa netnográfica? Ainda discutiremos muito sobre ela por aqui, no Simplesmente Comunico. Por hora, deixo uma dica valiosa de leitura sobre o tema:

Netnografia: realizando a pesquisa etnográfica online, de Robert Kozinets

Por: Walline Alves

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s