Redes sociais no ciberespaço: aspectos da cultura digital

A cultura digital vem sendo alicerçada por construções culturais singulares que são desenvolvidas tendo como base as atuais tecnologias de comunicação e informação e os significados que os indivíduos têm dado aos espaços em rede.

Como sabemos, a circulação cultura é sustentada nas diversas formas de comunicação e, diante disso, almejamos apresentar neste blog o universo da cibercultura, que engloba redes e conexões online.

O ciberespaço pode ser considerado como um vasto meio que conduz à sociabilidade em rede. Como base para essa atual forma de se sociabilizar, foram desenvolvidos plataformas de comunicação especiais, tais como os sites de redes sociais, que ganharam força ao longo deste século XXI.  Assim, observamos que a conversação em rede foi potencializada e como consequência, novas maneiras de se criar laços e capitais sociais também foram desenvolvidas.

A autora brasileira Raquel Recuero ratifica que as redes sociais “são estruturas dos agrupamentos humanos, constituídas pelas interações, que constroem os grupos sociais” (Id, 2014, p. 16). Logo, os sites de redes sociais não se constituem como as redes sociais em si, mas como espaços técnicos que hospedam essas redes sociais, agora no âmbito virtual.

O bom uso de nossas redes sociais com vistas a criar e manter laços e valores, na esfera virtual, só depende de nós!

Por: Walline Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s